Vou contar aqui a história que sempre conto aos meus alunos... sobre como comecei a trabalhar com treinamentos em Comunicação.
O ano era 2004. Eu já atuava na TV desde 1992 e era professora desde 1997. Na TV, dirigia o departamento de Jornalismo e apresentava o telejornal em rede estadual. Recebia muitos entrevistados no estúdio e ali percebia que muita gente, por nervosismo e falta de experiência, não conseguia apresentar sua melhor performance nas entrevistas. Por mais que eu me esforçasse para deixar as pessoas à vontade, muitas delas desperdiçavam uma vitrine tão importante por estarem nervosas ou por não saber onde por as mãos, que tipo de roupa usar, para onde olhar...
Aí pensei: Posso ajudar essas pessoas! Posso somar minha experiência na TV com minhas habilidades do Magistério e desenvolver uma metodologia que auxilie as pessoas a se saírem melhor nas entrevistas.
Assim, o primeiro treinamento em Comunicação que desenvolvi foi o que chamamos de MEDIA TRAINING, falando sobre como obter o melhor relacionamento com a Imprensa, como ser uma boa fonte de informação para jornalistas e como desenvolver as habilidades técnicas para se sair bem em entrevistas para jornais, revistas, sites, emissoras de TV e de rádio. O trabalho deu muito certo e logo comecei a prestar serviços para diversas empresas e órgãos públicos em todo o país.
Logo a seguir, praticamente ao mesmo tempo, fui convidada a ministrar o módulo de Oratória em um curso de Consultoria que estava fazendo. UAU! Fui chamada para dar aulas para a minha própria turma! Que desafiador! Aceitei, claro. Afinal, segui o pensamento: Não adianta a pessoa saber apenas conceder entrevistas, se há tantas outras situações na vida em que precisamos falar em público.
Comecei, então, a estudar e me dedicar à ORATÓRIA. E, logo de cara, a constatação de que são poucas as semelhanças e muitas as diferenças entre conceder uma entrevista e fazer uma palestra ou discurso!
E o terceiro pilar desse tripé veio do mesmo raciocínio: além de falarmos em público e concedermos boas entrevistas, precisamos estar preparados para nos portarmos bem nos mais diferentes ambientes em que interagimos no dia-a-dia. Surgem, então, os estudos, palestras e treinamentos sobre ETIQUETA PROFISSIONAL. E assim se completa o guarda-chuva de temas da Comunicação Pessoal que venho trabalhando desde 2004 - e lá se vão 15 anos!
Alguns conhecimentos me ajudaram muito nessa trajetória: além do próprio Jornalismo e da atuação por mais de 20 anos em televisão, rádio e outros veículos de comunicação, trouxe também para o desenvolvimento da minha própria metodologia estudos a que me dediquei desde a adolescência, como o teatro e o canto - temas que estudo e pratico com amor ainda hoje. A Psicologia também é um forte pano de fundo em meu trabalho, especialmente a linha da Bioenergética desenvolvida por William Reich - linha que aprendi a admirar por influência da minha irmã Nani, que foi minha sócia por muitos anos e que ainda hoje, sempre que pode, empresta seu brilho a meus treinamentos e palestras, como grande parceira.
Temas que ganharam destaque nos últimos anos, como Coaching e Programação Neurolinguística (PNL), entre outros, também estão em meu radar de estudos e, claro, sempre trazem contribuições, apesar de não serem a base principal do meu método. Story telling e Comunicação Não-Violenta fazem parte das minhas novas paixões na área, e tenho me dedicado a estudar com afinco esses temas para enriquecer ainda mais meus cursos.
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