A cerimônia para a entrega do Prêmio Empresário do Ano 2013 para Fernando José de Faria Ferraz, do grupo FA Maringá, será em 23 de agosto. Os convites para o evento que acontecerá no Moinho Vermelho Buffet, às 20 horas, já estão à venda na secretaria da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), que é uma das realizadoras do prêmio, ao lado do Sivamar,Apras e Fiep. O convite custa R$ 80.
Ferraz foi escolhido em 21 de maio por uma comissão julgadora depois que seu nome foi um dos que recebeu maior número de indicações na primeira fase do processo, com a participação de 26 entidades.
O homenageado chegou ao Brasil com 18 anos e iniciou carreira como caixeiro viajante na S/A Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo. Depois abriu uma loja de tecidos e confecções em Guaíra, junto com o irmão, Mário. Três anos depois iniciou a carreira industrial com a Fábrica de Acolchoados Maringá (hoje FA Maringá), em um barracão de 300 metros quadrados e produção de 250 acolchoados por dia. Os negócios se expandiram ao longo dos anos e hoje a F.A. Maringá é composta por fábrica de colchões, espumas, lençóis e roupas, possui três lojas no setor atacadista de moda, além das marcas Convicto (masculina) e Sideral (feminina). A empresa tem o mais antigo CNPJ da indústria do vestuário da cidade e emprega mais de 500 funcionários, que produzem peças vendidas em todo o Brasil.
Ferraz é casado com Erna e tem cinco filhos, 12 netos e um bisneto. Durante sua trajetória em Maringá, ele também se destacou como um membro ativo na sociedade. Desde 1968 integra a diretoria do Centro Português de Maringá e do Conselho das Comunidades Portuguesas do Paraná. Ajudou a fundar o Elos Clube Maringá em 1982, que tem por objetivo difundir a cultura portuguesa no Brasil. Em 1999 recebeu a Medalha de Mérito Industrial, concedida pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), e em 2012 foi homenageado com o título “Guerreiro do Comércio”, da Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio).
O empresário diz que os pilares para ser um bom empreendedor são “tomar atitudes no tempo certo, ou seja, estar atento às mudanças, às tendências tecnológicas, e principalmente, ao que o mercado está pedindo. Outro fator importante é manter a saúde financeira da empresa, trabalhando modelos de negócios lucrativos, reinvestindo e mantendo seu capital. Também é necessário lembrar que sozinho não se chega a lugar nenhum. Outro pilar importante é cumprir os compromissos firmados com clientes, fornecedores, colaboradores e sociedade, sendo transparente e ético com todos”.
Histórico do prêmio
O Prêmio Empresário do Ano sucedeu o Comerciante do Ano, premiação criada em 1980 pelo Sivamar, em homenagem ao Dia do Comerciante, celebrado em 16 de julho.
Em 1998 a ACIM passou a ser co-promotora do evento e, em 1999, o nome do prêmio foi alterado, possibilitando que empresários de outros segmentos pudessem ser homenageados. No mesmo ano a Apras/Noroeste (Associação Paranaense de Supermercados) e a Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) passaram a ser parceiras na premiação.
Fonte: ACIM - Maringá |