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may Cheques devolvidos recuam para 2,04% em abril |
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Percentual é o mesmo de abril de 2012 O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos), como proporção do total de cheques movimentados, foi de 2,04% em abril de 2013 de acordo com dados da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Este percentual representa uma expressiva redução em relação ao mês anterior, depois de ter subido fortemente em março, quando essa proporção atingiu 2,31%, e é igual ao registrado em abril de 2012. Número de cheques devolvidos Dados da Boa Vista mostram que o número de cheques devolvidos no mês de abril sofreu queda de 3,1% em relação a março de 2013, enquanto houve crescimento dos cheques movimentados (9,6%), o que contribuiu para a redução do índice. Contra o mesmo mês do ano anterior, houve contração no número de cheques devolvidos (-2,7%) e no número total de cheques movimentados (-2,9%). Cheques das empresas Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, no primeiro quadrimestre do ano de 2013, na comparação com o mesmo período do ano anterior, a devolução para as pessoas físicas foi 7,9% menor e para as pessoas jurídicas a redução foi de 4,1%. No total, os cheques devolvidos recuaram 6,9% no período, enquanto que os movimentados diminuíram 8,7%. Fonte: Tamer Comunicação Empresarial
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may Vendas para o Dia das Mães crescem 4,5% em 2013 |
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Em 2012 o crescimento havia sido de 5,7%
As vendas do comércio para o Dia das Mães cresceram 4,5% em 2013 quando comparadas a 2012, conforme dados da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Em 2013, o crescimento das vendas nesta data foi menor do que o observado em 2012, quando as vendas no comércio superaram em 5,7% as vendas no mesmo período de 2011. A redução do ritmo do crescimento das vendas em 2013 segue a tendência do movimento do varejo no ano, que deve ter um crescimento inferior ao ano de 2012. A queda do ritmo da atividade econômica e a inflação em patamares elevados em 2012 são os possíveis fatores que influenciaram as decisões de compra, levando os consumidores a reduzirem seu ritmo de consumo. O cálculo do volume de vendas para esta data é baseado em uma amostra das consultas realizadas ao banco de dados da Boa Vista Serviços, com abrangência nacional. Para este Dia das Mães foram consideradas as consultas realizadas no período de 6 a 12 de maio de 2013, comparadas às consultas realizadas entre 7 e 13 de maio de 2012. Fonte: Tamer Comunicação Empresarial
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03
may Pequenos negócios respondem por 39% das remunerações no país |
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O montante, que equivale a cerca de US$ 282 bilhões, é superior ao Produto Interno Bruto (PIB) Os pequenos empreendedores respondem por 39% do total de remunerações no país, em um volume que supera os R$ 500 bilhões ao ano. O montante, que equivale a cerca de US$ 282 bilhões, é superior ao Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de riquezas geradas em um país ao longo de um ano, do Chile, por exemplo, estimado em US$ 248 bilhões. A constatação está no terceiro caderno da série Vozes da Nova Classe Média, lançado nesta segunda-feira (29) pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República. A publicação mostra a contribuição do empreendedor para a expansão da nova classe média brasileira e traz dados sobre a formalização da atividade. De acordo com o estudo, o pequeno empreendedorismo é responsável por aproximadamente 40 milhões dos 92 milhões de postos de trabalho existentes no país, garantindo uma remuneração média de R$ 1,2 mil por mês a cada trabalhador do setor. Segundo o levantamento, apesar das disparidades observadas na comparação entre a remuneração média dos empregados desses negócios (R$ 900) e dos empreendedores que os contratam (R$ 3,4 mil por mês), o ritmo de crescimento dos valores na década indica redução das desigualdades. Segundo o levantamento, enquanto a remuneração dos empregados em pequenos empreendimentos não agropecuários subiu 2,3% ao ano entre 2001 e 2011, a taxa de crescimento entre os empreendedores não agropecuários foi 1,0% ao ano no mesmo período. Para o conjunto de trabalhadores brasileiros, a taxa de crescimento da remuneração ficou em 2,2% na década. Não são considerados trabalhadores em empreendimentos agropecuários para essa comparação porque, por limitações da base de dados utilizada, não é possível diferenciar empregados em pequenos ou grandes negócios. O estudo revela que também entre os pequenos empreendedores o processo de crescimento não foi equitativo, com a remuneração crescendo de forma mais acentuada entre os trabalhadores por conta própria, que em geral têm rendimentos mais baixos, do que entre os pequenos empregadores, responsáveis por rendas mais elevadas. Enquanto a remuneração dos trabalhadores por conta própria cresceu em média 2,2% ao ano ao longo da década, a dos empregadores teve incremento de 0,6% no mesmo período. Ainda de acordo com o levantamento, as expansões mais significativas na ocupação e na remuneração foram registradas no setor agropecuário e informal. Fonte: DCI
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03
may Índice de Vendas nos Supermercados aponta aumento de 6,5% no primeiro trimestre de 2013 |
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O Faturamento Real dos Supermercados no estado de São Paulo (deflacionado pelo IPCA/IBGE) apontou que no conceito de mesmas lojas (as que estão em operação no tempo mínimo de 12 meses) houve elevação de 6,5% nas vendas no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2012. Quando compara-se março de 2013 com março de 2012, o crescimento foi de 12%. No comparativo março e fevereiro deste ano, o aumento foi de 18,1%. As vendas de produtos de Páscoa, em março, contribuíram significativamente para o bom desempenho do setor. Esta é a segunda melhor data para as vendas do setor supermercadista.
No conceito de todas as lojas (as que foram criadas durante o período pesquisado), a elevação em março foi de 13% em relação ao mesmo período do ano passado. Em comparação a fevereiro de 2013, as vendas tiveram alta de 18,65%. No acumulado de janeiro a março, contra o mesmo período do ano anterior, a elevação foi de 7,18%.
O Faturamento Real dos Supermercados no estado de São Paulo (deflacionado pelo Índice de Preços dos Supermercados - IPS) no conceito de mesmas lojas, a elevação foi de 17,95% em março, na comparação com fevereiro. No comparativo anual (março de 2013 contra março de 2012), o aumento neste ano foi de 5,77%. No acumulado de janeiro a março deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, a alta foi de 0,77%. No conceito de todas lojas, houve elevação de 6,76% em março em relação a março de 2012. Na comparação mensal, o aumento foi de 18,50% em março, quando comparado a fevereiro. No acumulado de janeiro a março contra o mesmo período do ano anterior, a elevação foi de 1,43%.
O Faturamento Nominal dos Supermercadosno estado de São Paulo registrou, em março deste ano no conceito mesmas lojas, alta 19,39% em relação ao mesmo mês do ano passado. Comparando março a fevereiro deste ano, a elevação foi de 18,66%. De janeiro a março de 2013 o aumento atinge a marca de 13,27%, quando comparado ao mesmo período de 2012. No conceito de todas lojas, a elevação em março de 2013 (quando comparado ao ano anterior) foi de 20,51%. Quando compara-se março com fevereiro, a alta foi de 19,21%. No acumulado de janeiro a março contra o mesmo período do ano anterior, houve aumento de 14%.
“Os resultados verificados no primeiro trimestre do ano apontam para crescimento real de 6,5%, despontando como um desempenho favorável em relação a 2012. Este número está acima da expectativa de crescimento para 2013, que é de 5% em relação a 2012”, ressalta Rodrigo Mariano, gerente do Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS).
Segundo Mariano, a associação irá acompanhar os próximos meses para verificar se esta aceleração do crescimento do setor supermercadista se sustentará. Para 2013, o crescimento projetado para os supermercados no estado de São Paulo é de 5% em relação a 2012. “E este resultado está relacionado ao comportamento das variáveis de emprego e renda, que contribuem de maneira expressiva para o desempenho das vendas do setor”, conclui.
Nota Metodológica: O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do estado de São Paulo, os quais possuem uma representatividade de 85% do setor supermercadista. Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira gera l auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.
Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.700 lojas.
Phábrica de Ideias – Assessoria de Imprensa
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03
may 17% dos brasileiros já receberam e utilizaram normalmente notas falsas, com prejuízo ao varejo |
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- Segundo dados do BC, 33% dos brasileiros já receberam uma nota falsa; em 2012, foram recolhidas 498 mil cédulas falsas, quase um terço delas em São Paulo - O cofre inteligente InteliSafe®, da Gunnebo Gateway Brasil, entre outros benefícios, reconhece e evita o recebimento de notas falsas no ato da compra
Fonte: Difundir
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