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may Excelência em Gestão é tema de palestra em São Miguel do Oeste |
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Evento prévio da Exposuper – Feira e Convenção Catarinense de Supermercados – leva informações sobre gestão a supermercadistas de diversas cidades do estado
O consultor Christian Nogarotto, presidente da MADE Controladoria, foi o palestrante desta segunda-feira no evento preparatório da Exposuper – Feira e Convenção Catarinense de Supermercados – em São Miguel do Oeste-SC. A ACATS, Associação Catarinense de Supermercados, reuniu cerca de 80 empresários do setor para a palestra sobre “Excelência em Gestão e Controle Operacional”. Em cerca de uma hora de apresentação, o palestrante abordou a importância da mensuração de resultados financeiros da empresa para que não se percam metas de lucratividade. “Há muitas empresas que, por não acompanharem seus números de forma rigorosa, podem vender muito e mesmo assim não serem lucrativas”, explica Nogarotto. Os temas abordados foram: áreas de resultado, a importância das áreas de resultado, o impacto da Estratégia nas operações e Plano Estratégico também na execução. A intenção foi despertar nos empresários a consciência do quanto o planejamento e a execução de tarefas são vitais para o sucesso de um empreendimento. Cerca de 80 empresários do setor supermercadista acompanharam atentos a palestra. Nesta terça-feira, a palestra será apresentada a supermercadistas de Joaçaba-SC, em mais um dos eventos preparatórios da Exposuper. A Feira e Convenção Catarinense de Supemercados acontece de 18 a 20 de junho, no Complexo Expoville, em Joinville-SC. A feira é organizada pela ACATS – Associação Catarinense de Supermercados.
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may PARACICLISMO – Paratleta GF CICLISMO conquista medalha de bronze em Peruíbe-SP |
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A cidade de Peruíbe-SP foi o palco da Prova de CRI - Contra Relógio Individual - da 1a Etapa da Copa Brasil de Paraciclismo na manhã do último sábado (25/05/2013). Os atletas percorreram sete voltas em um percurso na Avenida Beira Mar com 2,5 km por volta. Na estréia da Equipe GF CICLISMO/UNILANCE no paradesporto, o paratleta Marcelo Vieira conquistou a medalha de Bronze na Categoria C3 em sua primeira participação em um evento de nível nacional, ficando a 5" da medalha de prata. Na mesma categoria, o Paratleta Fabiano Silva ficou na 5a colocação após na 1a curva da corrida ter perdido tempo com o desencaixe de sua prótese. Na categoria C5, o Paratleta Luiz Marconi também estreante nas provas de paraciclismo terminou na 4a colocação, ficando atrás apenas dos três atletas integrantes da Seleção Brasileira que irão defender o Brasil no Mundial de paraciclismo em junho na Itália e Espanha. Segundo o professor Ricardo Moraes, "Ricardinho", técnico de paraciclismo da GF CICLISMO, a equipe já desponta como destaque. "Começamos agora um trabalho e desenvolvimento dos paratletas. O grande objetivo é aprimorar a técnica, e gradativamente os tempos irão melhorar, consequentemente os resultados serão mais significativos". A Equipe GF CICLISMO/UNILANCE conta ainda com a consultoria e suporte técnico do professor Adir Romeo, coordenador do Velódromo de Curitiba e ex técnico da seleção brasileira de ciclismo de pista. A GF CICLISMO/UNILANCE tem o apoio das empresas Consórcio Unilance, Mauro Ribeiro Sports, Itupava Construções, Boreal Processamento de Dados, Nutriall - Produtos Naturais e Suplementos, AW Comunicação, Espaço do Carro, Pedale Bikes, Copy New, Hillmann e Construtora Andrade Ribeiro. Para 2013 a equipe tem o Projeto aprovado pela Lei do Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte para captação utilizando recursos da Lei Federal 11.438 com recursos do Imposto de Renda. Para saber como patrocinar e apoiar o Projeto, entre em contato pelo e-mail: nescau@gfassessoriaesportiva.com.br.
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may Atividade econômica avança 0,9% no primeiro trimestre, aponta Serasa |
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Após uma queda de 0,2% em fevereiro, o indicador de atividade econômica da Serasa Experian registrou alta de 0,4% em março, fechando o primeiro trimestre com crescimento de 0,9% sobre o último trimestre de 2012. Em relação aos três primeiros meses do ano passado, a alta é de 1,8%. O índice da Serasa é uma estimativa do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Entre os grupos de oferta, a agropecuária teve o maior salto em março, de 2,9% sobre fevereiro. No primeiro trimestre do ano, este setor cresceu 3,7% sobre o último do ano passado Já a indústria, que havia caído 1,1% em fevereiro, teve alta de 0,8% em março e de 1,0% no trimestre. Os serviços cresceram 0,3% no mês e encerrou o trimestre com elevação de 0,8%. Já no lado da demanda, o consumo das famílias avançou 0,3%, pouco acima da variação de 0,2% do consumo do governo. A formação bruta de capital fixo, que representa os investimentos, teve queda de 1,9%. Na balança externa, apesar da alta de 4,0% em março, as exportações brasileiras caíram 3,4% no primeiro trimestre. Já as importações cresceram de 0,9% no mês e 6,5% no período acumulado. Na análise da Serasa, o fraco desempenho do setor externo foi o que brecou um maior avanço da atividade econômica no primeiro trimestre.
Fonte: Supermercado Moderno |
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may CERTO SABOR CONFIRMA PARTICIPAÇÃO NA EXPOSUPER-SC |
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Empresa de alimentos congelados estará pela primeira vez na feira que acontece em Joinville, ampliando suas atividades no estado de Santa Catarina
A Certo Sabor, empresa paranaense especializada em alimentos congelados, como pães, salgados e confeitaria, estará entre os expositores da 26ª Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados, a Exposuper 2013, que acontecerá de 18 a 20 de junho, no Complexo Expoville, em Joinville-SC. A feira é organizada pela ACATS – Associação Catarinense de Supermercados. De acordo com o diretor comercial da empresa, Marcio Pitlak, o stand será um dos maiores do segmento. “Estamos com boas expectativas e certos de que iremos fazer bons contatos, pois o estado de Santa Catarina tem se revelado um mercado promissor para a Certo Sabor. Temos crescido muito no estado vizinho e a participação na Feira é uma forma de nos aproximarmos ainda mais do setor”, afirmou o diretor. Pitlak anunciou inclusive que, em breve, a empresa criará um Centro de Distribuição no estado. A participação em eventos é uma das estratégias da Certo Sabor, que tem investido em ações de aproximação com empresas-clientes. No mês de abril, a empresa também foi expositora da Mercosuper, promovida pela APRAS – Associação Paranaense de Supermercados. A empresa também participou de exposições supermercadistas no interior do Paraná, como a SuperNorte, em Londrina, em diversas edições dos eventos. “A Feira é uma oportunidade importante de fazer negócios, mas, mais do que isso, é o momento de fortalecermos ainda mais o relacionamento com os clientes e fazer novos contatos”, analisa o diretor. Sobre a empresa A Certo Sabor foi fundada em 2004, em Curitiba-PR. Inicialmente produzia apenas pão francês congelado. Hoje são três linhas de comercialização: pães, salgados e confeitaria, com dezenas de produtos. Atualmente, a empresa atua em Curitiba e Região Metropolitana, Litoral paranaense, toda a região Oeste do Paraná, com Centro de Distribuição em Cascavel, em diversas cidades do interior do Paraná e também no estado de Santa Catarina.
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AW COMUNICAÇÃO – www.adrianewerner.com.br – (41) 3082-8882 Jornalista Adriane Werner – adriane@adrianewerner.com.br - (41) 8863-0464 Joslaine Werner Paintinger – nani@adrianewerner.com.br – (41) 8833-6267
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may Seminário discute rastreabilidade de frutas, legumes e verduras |
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Evento reuniu representantes de diversas entidades e órgãos públicos do Sul do país para buscar alternativas para melhorar a qualidade dos vegetais que chegam à mesa do consumidor
O II Seminário da Região Sul do PARA - Programa de Análise de Resíduos Agrotóxicos em Alimentos - reuniu em Curitiba representantes de diversos órgãos e entidades ligadas à defesa do consumidor e ao comércio de frutas,legumes e verduras. Autoridades da Vigilância Sanitária, Defesa Agropecuária e Ministério Público, além de representantes de associações de supermercados de todo o Sul do país participaram do evento para discutir especialmente questões ligadas à rastreabilidade - conhecimento e documentação da procedência dos produtos disponibilizados ao consumo. O Seminário aconteceu nos dias 21 e 22 de maio e reuniu cerca de 150 pessoas.
O segundo dia do evento foi marcado pela apresentação das experiências desenvolvidas pelos supermercados em todo o país no sentido de levar ao consumidor produtos de qualidade e com procedência conhecida. A ABRAS - Associacão Brasileira de Supermercados trouxe para o evento a experiência do programa RAMA - Rastreamento e Monitoramento de Agrotóxicos. O programa vem sendo implantado em diversas regiões do país, em fase experimental. Dirigentes das associações dos três estados do Sul também apresentaram suas experiências: APRAS (Paraná), ACATS (Santa Catarina) e AGAS (Rio Grande do Sul).
O superintendente da APRAS, Valmor Rovaris, destacou em sua apresentação o quanto o assunto vem sendo analisado, debatido e questionado no setor nos últimos anos - desde 2002 foram quase 60 reuniões oficiais. Toda essa discussão já trouxe resultados importantes, como a consolidação do rastreamento de 100% dos produtos vegetais disponibilizados nos supermercados (50% é rastreado em todo o processo e 50% somente até o distribuidor). No entanto, a preocupação é com o fato de que mais da metade das frutas, verduras e legumes consumidos não é comprada em supermercados, mas sim em quitandas, sacolões e comércios informais, onde o rastreamento é mais difícil.
Rovaris defendeu a chamada amostra fiscal como forma de se evitar punir de forma desproporcional ou injusta produtores rurais, supermercadistas ou funcionários de supermercados. Com a amostra fiscal, a tendência é de maior fiscalização, mas também de ponderação de todos os envolvidos no processo.
Segundo o superintendente, a modernização das Ceasas, com o projeto que está em andamento no Paraná, poderá representar ganhos significativos para melhora da qualidade dos produtos e para o melhor conhecimento da procedência, facilitando a rastreabilidade. Rovaris também destacou a importância do rastreamento como diferencial para produtores rurais , distribuidores e supermercados, já que todos tendem a ganhar com isso, desde os consumidores até os responsáveis por cada elo de toda a cadeia, da produção à venda de frutas, verduras e legumes. Exemplo disso são os produtos orgânicos, que, mesmo chegando aos supermercados com preços mais altos, têm público fiel e consumidores engajados nas causas da melhora da qualidade de vida.
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