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apr Central de Abastecimento do Paraná participará da maior feira supermercadista do Sul |
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Central de Abastecimento do Paraná participará da maior feira supermercadista do SulO objetivo é oportunizar uma maior integração com o segmento varejista representado pelas redes de supermercado e ampliar as ações cooperadas com a Apras. Serão expostos produtos classificados, embalados e rotulados que são comercializados por meio de empresas atacadistas e de produtores. No evento a Ceasa também divulgará o projeto de modernização de suas unidades no Estado.O presidente da Ceasa, Luiz Gusi, explica que todos os dias sai das unidades da Ceasa um significativo volume de produtos hortícolas para abastecer os mercados varejistas locais, regionais e interestaduais, como os hiper e supermercados, feiras livres, restaurantes, redes hoteleiras e sacolões, entre outros. Estas centrais, complementa Gusi, obrigatoriamente passarão por um processo de modernização, incorporando inovações nos segmentos de logística, gestão, qualidade de produtos e parcerias público-privadas, no sentido de conectar estes equipamentos de abastecimento agroalimentar às grandes tendências e dinâmica de abastecimento das mais modernas centrais no mundo. O processo já está em curso na formulação do projeto da nova unidade em Maringá, a primeira a passar pela modernização. MODERNIZAÇÃO - Eficiência logística, qualidade, segurança alimentar, a valorização do produto paranaense, competitividade e o desenvolvimento regional são diretrizes estratégicas que compõem a política do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, para o processo de modernização das Centrais de Abastecimento. Para atender tais princípios, a estratégia é mobilizar o setor público e privado no sentido de estabelecer uma aliança estratégica interinstitucional envolvendo representações do segmento produtivo, distribuição, comercialização e consumo para dar sustentabilidade às inovações propostas. Além disto, outras ações concretas, fruto desta aliança estratégica interinstitucional, são desenvolvidas nos ambientes das unidades da Ceasa, como o processo de monitoramento de resíduos de agrotóxicos e a implantação de Boas Práticas de Comercialização. ESTRUTURA – Luiz Gusi explica que o Paraná possui um ativo importante no processo de abastecimento do mercado consumidor de frutas e hortaliças, representado atualmente por cinco unidades instaladas em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, reunindo cerca de 700 empresas atacadistas e 6,4 mil agricultores que, em conjunto, comercializam anualmente aproximadamente 1,1 milhão de toneladas de hortigranjeiros e geram 23 mil empregos diretos . Em termos nacionais, a empresa paranaense de abastecimento ocupa a quarta posição entre as 27 congêneres. Além disso, reúne em um só local produtores e atacadistas que comercializam produtos originários de diversas regiões do Estado e do Brasil, com 327 municípios fornecedores somente do Paraná, 1308 municípios localizados em 21 estados brasileiros, além de produtos advindos de vários países (Argentina, Chile, China, Espanha, Holanda, Itália, Estados Unidos da América, Paraguai e Uruguai). PROGRAMAÇÃO – O ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, a empresária Amália Sina e o alpinista Waldemar Niclevicz farão as palestras magnas da 32ª Mercosuper. O evento acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de abril, no Expotrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo o presidente da Apras, Cesar Tozetto, as palestras foram escolhidas de acordo com o tema central do evento, que será “O Varejo Planejado – Produção, Logística e Venda”. No primeiro dia do encontro, Gustavo Loyola, fará a palestra “Perspectivas da Economia Brasileira”. Loyola é doutor em economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e sócio-diretor da empresa Tendência Consultoria Integrada. |
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04
apr Condor cresce acima da média nacional |
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A rede paranaense cresceu 23,16% em 2012 e sobe duas posições no ranking da ABRAS
Com um crescimento de 23,16% e um faturamento de R$ 2,627 bilhões em 2012, o Condor Super Center subiu mais duas posições no ranking da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados – e passou a ser hoje a 7ª maior rede supermercadista do Brasil. A pesquisa destacou que em 2012 as vendas do autosserviço ficaram próximas de R$ 250 bilhões, percentual 11,03% superior que em 2011, em valores nominais. O Condor cresceu mais do que o dobro da média nacional, resultado do investimento de R$ 120 milhões na inauguração de três novas lojas – um hipermercado na cidade de Pinhais, um supermercado no bairro Campo Comprido, em Curitiba, e outro no Centro de Paranaguá –, além da revitalização do Hiper Condor de Londrina e da aquisição de algumas áreas para a construção de futuros empreendimentos. O Condor possui 9 mil colaboradores e conta com 35 lojas, entre super e hipermercados, em 14 cidades do Paraná, além de duas centrais de distribuição. Para este ano, o desafio da rede é ainda maior, como cumprir uma meta de crescimento de 28%, inaugurar novos hipermercados em Maringá e Londrina, concluir a ampliação da sede administrativa, além de revitalizar algumas lojas. “Por sermos uma rede 100% paranaense e que atua exclusivamente no ramo supermercadista, recebemos a notícia deste crescimento expressivo com muita alegria e emoção, pois é o reconhecimento de um trabalho árduo e planejado por uma equipe comprometida e determidada”, afirma o presidente do Condor, Pedro Joanir Zonta. A meta da rede é chegar em 2016 com 45 lojas entre super e hipermercados e um faturamento de R$ 4 bilhões, além de expandir sua atuação para outros estados e também se manter entre as dez maiores redes supermercadistas do Brasil. Para atingir este objetivo, precisará contar com uma equipe de mais de 12 mil colaboradores diretos, sendo assim um dos maiores empregadores do Paraná.
Fonte: WBC COMUNICAÇÃO |
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04
apr Atacadão comemora 51 anos com sorteio de prêmios |
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O investimento na campanha está atrelado ao fortalecimento da posição de liderança da rede no segmento atacadista e ao movimento de expansão no país O Atacadão comemora seus 51 anos em abril com a campanha “O Negócio dos Seus Sonhos”, que sorteará dez certificados em ouro no valor de R$ 50 mil cada e vale-compra de R$ 300,00 para outros três mil clientes. Para aproximar ainda mais o Atacadão dos consumidores, a empresa aposta em uma ação de marketing que vai impactar milhões de clientes que passam mensalmente em suas lojas, além de oferecer prêmios que vão atrair aos dois perfis de públicos da rede, consumidores finais e comerciantes. A promoção acontece de 1º a 30 de abril.
Nas compras acima de R$ 300,00 em produtos da loja, o cliente tem direito a um cupom. Para concorrer, deve responder à pergunta “Qual a rede que ajuda você a realizar os seus sonhos” e depositá-lo na urna. A estratégia de premiar com dez certificados em ouro no valor de R$ 50 mil cada está alinhada à proposta do Atacadão de proporcionar a realização de grandes sonhos aos seus clientes. Para os comerciantes em geral, a premiação pode ser uma oportunidade de investir na ampliação de seu negócio ou na aquisição de novos equipamentos. Já os consumidores finais podem realizar sonhos pessoais ou de toda a família, como comprar um automóvel novo ou dar um passo para a compra da casa própria. Os sorteios ocorrem em 19 de abril e 8 de maio.
O investimento em uma campanha de grande impacto está atrelada ao importante movimento de expansão do Atacadão no país e ao fortalecimento da posição de liderança que a empresa ocupa no segmento de atacadista. Em 2012, a empresa inaugurou onze unidades: Juiz de Fora (MG), Araraquara (SP), Bauru (SP), Sertório (RS), Rio Branco (AC), Macaé (RJ), Marília (SP), Santa Maria (RS), Campo Grande (MS), Arapiraca (AL) e Taubaté (SP). Em janeiro de 2013, abriu uma unidade em Caucaia (CE). No total, são 92 unidades e doze centrais de atacado, localizados em 22 estados, além do Distrito Federal.
A comunicação da nova campanha fica por conta do garoto propaganda do Atacadão, o ator global Stênio Garcia, que estará presente em todas as peças de comunicação desenvolvidas para a ação publicitária. A credibilidade do ator, que já é a cara da marca desde a década de 60, associada à atratividade gerada pelos prêmios que a rede irá distribuir, são a receita do Atacadão para o sucesso da campanha.
Para mais informações, acesso o site www.atacadao.com.br
Sobre o Atacadão Maior atacadista do País, o Atacadão atua em todas as regiões do País, com presença em 22 estados, além do Distrito Federal. São 92 unidades de autosserviço e 12 centrais de atacado, que garantem o abastecimento nas regiões onde atua, seja para comerciantes ou consumidores finais. A empresa conta com mais de 24 mil colaboradores. Empresa do Grupo Carrefour, o Atacadão integra o portfólio de bandeiras da rede, líder no segmento de varejo brasileiro de alimentos. Fonte: Assessoria de Imprensa |
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04
apr Tecnologia brasileira aumenta prazo de validade de alimentos |
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Empresa criada por pesquisadores obtém registro para comercializar nos Estados Unidos materiais bactericidas aplicáveis em embalagens plásticas.
São Paulo - A Nanox obteve o registro da Food and Drug Administration (FDA), agência regulamentadora de alimentos e fármacos dos Estados Unidos, para comercializar materiais bactericidas para aplicação em embalagens plásticas de alimentos. A empresa foi criada a partir de um grupo de pesquisa do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDC) – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da Fapesp. A empresa também foi contemplada, pela segunda vez, pelo programa Global Entrepreneurship Lab (G-LAB), da Escola de Administração do Massachusetts Institute of Technology (MIT Sloan). Desde setembro recebe consultoria de estudantes da instituição no desenvolvimento de um plano de negócios para preparar sua entrada no concorrido mercado norte-americano. Em janeiro, uma equipe de estudantes do programa visitou a sede da empresa, em São Carlos, no interior de São Paulo, para concluir o trabalho. Com o plano de negócios em mãos, a Nanox pretende abrir uma subsidiária nos Estados Unidos e atrair investidores para auxiliá-la a montar a operação. “Nós já conversamos com representantes de alguns fundos de investimento no Vale do Silício para ajudar a desenvolver toda a parte estrutural da subsidiária que pretendemos abrir nos Estados Unidos”, disse Luiz Gustavo Pagotto Simões, diretor da Nanox, à Agência Fapesp. De acordo com o pesquisador, o material bactericida que pretendem comercializar nos Estados Unidos é a mais recente aplicação de uma linha de antimicrobianos inorgânicos – batizada de “NanoxClean” –, que começaram a desenvolver em 2005. Fonte: Exame |
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04
apr CNI projeta crescimento de 3,2% do PIB brasileiro em 2013 |
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A atividade industrial terá recuperação em 2013, projeta a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Informe Conjuntural da entidade divulgado nesta quarta-feira (3) estima alta de 4% no investimento para este ano, além de crescimento de 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas de um país) brasileiro e de 2,6% do PIB industrial.
A previsão para o crescimento da economia brasileira é mais otimista que a do mercado financeiro. Analistas do setor consultados pelo Banco Central (BC), que divulgou a pesquisa segunda-feira (1º), ajustaram a projeção para o crescimento da economia este ano de 3% para 3,01%. A projeção ficou um pouco mais próxima da estimativa do BC (3,1%), divulgada na última quinta-feira (28).
De acordo com o gerente de política econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, a melhora na situação dos estoques e elevação do uso da capacidade instalada da indústria explica a previsão de alta no investimento. Segundo ele, a expectativa é crescimento de 1,2% do PIB industrial no período de janeiro a março.
“Os estoques permaneciam elevados desde meados de 2011. Houve um longo período com a indústria estagnada. Há sinais positivos [agora]. Os estoques ajustados reduzem a ociosidade do parque industrial e há um estímulo ao investimento”, explicou.
Apesar da expectativa do mercado financeiro de que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentará a Selic, taxa básica de juros da economia, de 7,25% para 8,5%, em função da inflação, o Informe Conjuntural da CNI para o primeiro trimestre trabalha com previsão de manutenção dos juros. “Se houver alta de juros, afeta as expectativas de investimento e as compras das famílias de bem financiados”, destacou Flávio Castelo Branco.
O boletim da CNI prevê ainda que a inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechará o ano em 5,7%, abaixo do teto da meta de 6,5%. Castelo Branco frisou que a pressão nos preços é motivo de preocupação para a indústria. “A resistência da inflação merece atenção. Os custos domésticos das empresas crescem mais do que o preço dos produtos no mercado internacional, e isso acarreta perda de competitividade”, disse.
Flávio Castelo Branco disse que, apesar de a previsão ser de crescimento da atividade industrial, o cenário ainda não é o ideal. “O crescimento é insatisfatório, principalmente quando se compara o Brasil a outros países emergentes. Tem potencial para crescer muito mais”, explicou. O economista ressaltou que é necessário aguardar a resposta do setor a políticas como desoneração da folha de pagamento.
Como a política fiscal do governo tende a continuar expansionista com as novas desonerações, a CNI projeta superávit primário de 1,7% do PIB, inferior ao do ano passado. Em 2012, a economia para pagar os juros da dívida alcançou R$ 105 bilhões, o que equivaleu a 2,38% do Produto Interno Bruto.
Fonte: DCI |
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